- Área: 230 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nic Lehoux
-
Fabricantes: Lutron, Dornbracht, B-K Lighting, Bartco Lighting, Bodart and Gonay, Duravit, FritsJurgens, Fujitsu Halcyon, Gaggenau, Litelab, Luminii, Miele, Minimal USA, Skirpus, Soler & Palau, Uponor Fast Trak, Viessmann, Vitsœ, Vola Sink, Xinnix
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Amagansett, Nova York, em um local amplo e isolado, a casa Wuehrer é cercada por reservas naturais e acessada por um caminho de cascalho situado em uma clareira dentro da Floresta Stony Hill. O local é suavemente inclinado, coberto quase exclusivamente por carvalhos brancos, alguns cedros vermelhos orientais e pinheiros ocasionais. Para celebrar esse local sereno, o projeto da casa silencia metáforas arquitetônicas, evita o simbolismo evidente e concebe uma estrutura contemplativa que é simples, discreta, racional e generosamente aberta à paisagem circundante.
A casa é feita a partir de um módulo único e repetitivo. Este módulo é ele próprio desmaterializado, reduzido ao seu quadro externo. Essa estratégia subtrativa destaca as qualidades táteis da paleta de materiais cuidadosamente escolhida: madeira sem adornos, vidro e concreto. O projeto equilibra o uso da fabricação modular e o artesanato dos métodos tradicionais de construção. Com sua geometria simples e uso mínimo de materiais, a luz natural se torna o elemento proeminente que define o espaço, celebrando as estações em constante mudança e as notáveis vistas arborizadas.
A estrutura é feita de uma madeira chamada Southern Yellow Pine, de alta qualidade e alta resistência, laminada e moída em vigas e colunas com perfis altamente precisos. O fabricante canadense IC2 foi uma das poucas empresas que conseguiu combinar os montantes da fachada com as colunas da casa em um elemento delgado de laminado. A escolha da madeira também resolve a questão dos acabamentos interiores, deixando o material estrutural falar por si. A superfície de madeira texturizada eliminou a necessidade de drywall, pintura e forro. A materialidade fornece um contraponto acolhedor ao projeto minimalista.
Estratégias ambientais passivas foram empregadas para criar uma casa de baixo consumo energético, incluindo um sistema de piso aquecido e persianas de madeira automatizadas na fachada oeste. Ventilação de ar natural em cada sala e ventilação cruzada entre fachadas opostas mantém a necessidade de ar condicionado ao mínimo. A Casa Wuehrer baseia-se e amplia a tradição do modernismo nos Hamptons com um vocabulário de projeto contemporâneo que enquadra e celebra seus arredores.